Fazendo uma retrospectiva de 2017

Tempo de leitura: 4 minutos

O ano está acabando e é hora de fazer aquela avaliação sobre como nos comportamos nestes 12 meses passados. Já fez a sua retrospectiva 2017?

Através de uma análise profunda é possível perceber quais aspectos você pode conservar no ano que vem e o que precisa ser descartado e modificado já. Posso lhe ajudar com este artigo.

Retrospectiva 2017 – aprenda com o que passou

Avaliar o ano que passou é uma maneira de avaliar o nosso comportamento, os nossos hábitos bons e ruins e ver de que forma tudo isso interferiu e influenciou no que somos hoje.

É uma maneira de aprender com erros e acertos, comuns em todas as pessoas. Procure olhar para trás e perceba o que você fez durante este período que lhe rendeu boas conquistas, ou seja, o que é digno de permanecer na sua vida.

E faça o exercício contrário também. Faça uma lista com tudo que você fez de errado, incluindo pensamentos, hábitos e práticas e que lhe impediram de alcançar um objetivo traçado anteriormente.

Este exercício tem como objetivo fazer com que você descubra aquilo que lhe serviu para crescimento pessoal e profissional e, portanto, merece ser intensificado na sua vida.

Da mesma forma você deve listar aquilo que atuou como obstáculo e não permitiu que você desse passos mais frutíferos não se repita neste ano novinho que está chegando. Estamos falando não só de sentimentos e atitudes, mas de pessoas também.

Quais lições você aprendeu neste período?

Todos nós passamos por momentos difíceis em todas as etapas da nossa vida. Não tem jeito e não há como ser diferente. O que está ao nosso alcance é a forma como lidamos com estes acontecimentos. É sobre ter resiliência.

Identifique tudo que lhe serviu como aprendizado. Todas as lições que você tirou de situações ruins e difíceis. Perceba como você conseguiu se sair de todas elas e como se sentiu mais forte depois disso.

Aprenda com as suas falhas. Os passos errados são inevitáveis também. Mas, não precisam e nem devem ser repetidos. Uma vez já é o bastante. Depois disso é hora de aprender com eles e fazer tudo diferente.

O que você sabe hoje que teve de aprender a duras penas neste ano que passou? E de que forma este aprendizado vai influenciar de forma positiva na sua vida daqui para frente?

Fazer este feedback é muito importante para se conhecer, se perceber e se renovar para as novas situações que terá que enfrentar de hoje em diante. O nosso aprendizado é constante e essencial para o nosso desenvolvimento.

Como você lidou com a procrastinação?

O velho e comum hábito de deixar tudo para depois ainda é uma das grandes barreiras que nos impedem de alcançar o que desejamos. Pode ser por medo ou insegurança, o fato é que a tal zona de conforto continua sendo atraente.

Qual o papel da procrastinação na sua vida em 2017? O que você não tirou do papel, foi empurrando com a barriga até que isso se tornasse um objetivo para 2018, mais uma vez?

Existe alguma situação que você está vivenciando hoje que poderia ser diferente se tivesse deixado a procrastinação de lado e tivesse sido mais firme nos seus objetivos e metas?

Além de identificar a procrastinação também é importante fazer uma autoanálise e perceber todas as nuances deste terrível hábito de deixar para depois.

Durante a sua retrospectiva 2017 identifique qual é a forma como você procrastina? O que tira o seu foco e age na sua vida como verdadeiro ladrão de concentração e produtividade?

Quais distrações evitaram que você continuasse no caminho que escolheu lá no comecinho do ano quando estava fazendo este mesmo exercício e já traçando novas metas para 2017?

Por fim, entenda de que forma você se percebe quando procrastina? Que sentimentos são despertos em você durante esta prática? Você se sente incapaz, frágil, repetitivo, cada vez mais longe dos seus objetivos?

Todas estas perguntas e respostas são essenciais para a prática do autoconhecimento e avaliação do que aconteceu neste ano que se finda.

E são mais do que necessárias para começar 2018 com os olhos mais abertos, o coração mais leve e a certeza de querer fazer tudo diferente de verdade.

Se ainda não fez a sua retrospectiva 2017 não demore mais. Olhe com carinho, mas também com honestidade para tudo que aconteceu e tudo que passou. Encare os fatos como um aprendizado necessário para que você seja melhor no ano que vem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *