5 segredos eficazes para você nunca mais perder o foco

Tempo de leitura: 6 minutos

5 segredos eficazes para você nunca mais perder o foco

Pode parecer uma tarefa difícil, mas a construção das suas habilidades para concentração é um processo incrivelmente simples, que pode ser alcançado através de estratégias bem fáceis de serem executadas!

Assim, reunimos para você 5 segredos extremamente eficazes para que você nunca mais perca o foco no seu trabalho, no seu dia a dia e nas tarefas mais importantes!

Esses 5 segredos podem gerar resultados rápidos e de maneira bem simples! Confira tudo abaixo!

1) Consuma diariamente alimentos que estimulem a concentração e o foco

1) Consuma diariamente alimentos que estimulem a concentração e o foco!

Os alimentos que consumimos são o combustível que regula a nossa energia e humor. E quando falamos de foco, tanta a nossa energia quanto o nosso humor vão influenciar no nosso nível de concentração.

Assim, alguns alimentos tem a incrível capacidade de afetar a sua clareza mental, humor, memória e capacidade de concentração. Por isso, comer os alimentos certos te ajudará a não perder o foco.

O chá verde ajuda você a se concentrar por duas razões porque contém cafeína que melhora a vigilância e L-teanina que aumenta a tranquilidade e libera a cafeína mais lentamente, aumentando o foco.

O abacate também ajuda na concentração por melhorar o fluxo sanguíneo cerebral. Os legumes verdes são ricos em antioxidantes e carotenóides que aumentam o seu poder cerebral.

Além disso, as nozes e castanhas são boas fontes de vitamina E antioxidante, que está associada ao menor declínio cognitivo à medida que envelhecemos. Elas também são ricas em óleos essenciais e aminoácidos que ajudam o seu foco.

Por fim, a água confere ao cérebro a energia elétrica para todas as funções cerebrais, incluindo o pensamento e processos de memória, e está associado a um pensamento mais rápido, ao aumento da concentração, clareza e criatividade.

Cada função do seu corpo depende da água, por isso é extremamente importante que você consuma o suficiente durante o dia.

2) Organize o seu espaço de trabalho/estudo

2) Organize o seu espaço de trabalho/estudo!

Manter um espaço organizado pode te ajudar muito a melhorar e manter o foco. Organizar sua escrivaninha e sua área de trabalho ajudará o seu cérebro a relaxar e ficará muito mais fácil para encontrar todos os papéis, documentos e materiais que você precisa.

Esse processo vai incrementar a sua concentração e foco, te deixando ainda mais produtivo. Fica muito difícil de se concentrar em um local cheio de pilhas de papel, cadernos ou livros jogados, onde você não encontra um espaço livre para acomodar seu computador.

Para criar este hábito de organização, ao final de cada dia, você pode se programar para deixar a sua área de trabalho ou área de estudo organizada para o dia seguinte.

Assim, você começará o dia livre da bagunça do dia anterior. Uma boa dica dentro desse tópico é deixar seu celular de lado ou mesmo desliga-lo no horário do expediente ou no seu horário de estudo.

Isso te ajudará a evitar as distrações causadas por aplicativos no seu celular ou chamadas inadequadas.

3) Evite o uso do computador no início e no final do seu dia

3) Evite o uso do computador no início e no final do seu dia!
Estudos demonstraram que a necessidade de resposta imediata a todos os recursos de tecnologia que utilizamos diariamente, como e-mail e redes sociais, tem se tornado viciante e diminui a nossa capacidade de concentrar e ter foco.

Foi demonstrado que permanecer um tempo longe do computador aumenta a nossa capacidade de concentração. Como seria impossível cortar o uso do computador completamente, uma excelente dica é começar e terminar o seu dia desconectado.

Assim, ao evitar o uso do computador no início do dia, você poderá começar a sua rotina diária com mais controle.

Da mesma maneira, ao evitar o uso do computador uma hora antes de dormir, você poderá relaxar, diminuirá os sintomas de stress e irá dormir melhor.

4) Equilibre sua vida pessoal com o trabalho

3) Evite o uso do computador no início e no final do seu dia!
Talvez seja comum para você sacrificar a sua vida pessoal em nome do seu trabalho. Mas saiba que este é um erro grave e que pode te transformar em um funcionário muito menos eficaz.

O desequilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho aumenta a ocorrência de erros e bloqueia o desenvolvimento de novas ideias, levando a má tomada de decisões e à ineficiência no trabalho.

No entanto, se ainda assim você acredita que precisa trabalhar 24 horas por dia e estar disponível 7 dias por semana para ser mais produtivo, saiba que este hábito pode te causar sérios problemas de saúde como stress, pressão alta, obesidade, ataque cardíaco e em nada contribuem para a sua produtividade.

Por isso desacelere e dê um tempo para o seu corpo e a sua mente descansarem. Procure alguma atividade que o relaxe e o divirta ao mesmo tempo.

Praticar atividades físicas, fazer aulas de dança ou yoga são boas alternativas. Assim, criando essa rotina para a sua vida pessoal, você aumenta a sua energia, paciência e criatividade, incrementando a produtividade.

5) Anote todas as suas tarefas em um único lugar

Anote todas as suas tarefas em um único lugar

Anotar suas tarefas do dia a dia em vários lugares diferentes como em diversas agendas, celular, aplicativos do celular, porta da geladeira, dentre outros, pode te deixar mais distraído, preocupado e estressado.

Por isso, uma dica simples e infalível para não perder o foco com todas essas anotações e te manter mais concentrado, é anotar todas as suas tarefas em um único local.

Escolha um sistema para fazer seus planejamentos de uma maneira unificada, pode ser uma agenda ou o bloco de notas do celular.

O importante é manter o hábito de anotar todos os afazeres em um só local. Integre a sua lista de tarefas diretamente em seu calendário (em vez de manter tarefas em uma lista separada ou sistema).

Isso te dará uma imagem completa de tudo o que você precisa fazer e em qual prazo, além de ficar visualmente mais fácil.

Quando você está confiante de que não esqueceu de nenhuma tarefa, a sua mente fica livre para se concentrar plenamente em cada momento, aumentando o seu foco.

Essas 5 dicas vão te ajudar a melhorar seu foco ainda hoje!! E a partir disso você conseguirá muitos resultados eficazes no seu dia a dia, no trabalho e nos seus estudos!

E por falar em estudos, talvez você precise de mais foco para turbinar o seu processo de aprendizagem!

E pensando nisso apresento outro conteúdo de sucesso para a aprendizagem! Preparei um conteúdo totalmente exclusivo, completo e gratuito para você criar e manter o hábito de uma aprendizagem de sucesso!

Quer descobrir dicas poderosas para aperfeiçoar o seu processo de aprendizagem? Baixe o e-book grátis!

Até logo 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *